Posso usar meu terno em qualquer ocasião?

O terno é tradicionalmente um traje extremamente formal que simboliza seriedade e poder, daí sua ampla aceitação no ambiente corporativo.

Porém, como as regras devem ser quebradas, até mesmo esse bastião do guarda-roupa masculino foi amenizado e modernizado em sua sobriedade, a bancada de trabalho e entrar em ambientes mais tolerantes e privados.

Neste post mostraremos como usar um terno, desde o mais formal e tradicional até o mais casual jovem, veja abaixo:
1- Traje Social ou Passeio Completo:
É a combinação mais tradicional com um fato ou disfarce, geralmente em ternos pretos, azul marinho ou chumbo, acompanhados por uma camisa branca ou clara, uma gravata sóbria, um sapato de cadarço social também. Pode ser um derby, mas o favorito é Oxford e um cinto combinando.

Para quem trabalha em grandes corporações ou escritórios de advocacia, é quase obrigatório, mas também é inevitável em casamentos e festas de formatura, a menos que recém-casados ​​ou formados escolham um traje mais casual ou façam a cerimônia ao ar livre.
2- Traje Esporte Fino ou Passeio:
É uma versão menos sofisticada do traje formal, a gravata fica em casa, a camisa de algodão simples ou as listras sutis abrem alguns botões, o relógio pode ser um pouco esportivo, mas elegante.

É o tipo de roupa para um jantar chique em um restaurante, um coquetel, uma festa legal ou até mesmo um ambiente de trabalho que não exige o código de vestimenta completo.
3- Terno ou Costume com Tênis e Camiseta:
Na verdade, essa é uma versão muito mais reveladora da roupa conhecida como “esporte”, que consiste em um blazer, jeans escuro, camisa e sapatos casuais.

Aqui preferimos ficar com o figurino (casaco e calças), o que lhe confere uma leitura muito mais moderna e jovem e cada vez mais aceita pelos homens como opção de roupa casual.

Nas cores escuras, esse look pode ser usado para uma balada ou um encontro, nos tons do exemplo anterior funciona muito bem durante o dia, mas não é muito adequado para o trabalho já que poucos ambientes são receptivos a algo com esse perfil, aqui você usará um vestido de baile ou jeans e uma camiseta.
Conclusão:
Essas são algumas ideias para você fazer do seu terno um artigo do dia a dia, contando com certas combinações estilosas e cheias de personalidade.

Se você prefere um estilo mais tradicional, que tal experimentar mudar o estilo do sapato ou até mesmo a combinação da cor da camisa, isso já trará um ar mais jovial e bastante despojado.